quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vida do Astro Jean Claude Van Damme.





Mais conhecido na Europa como "Os Músculos de Bruxelas" hoje com 1,73 metros e 78 kg, Jean-Claude Van Damme nem sempre foi assim. Quando criança era muito magrinho, sensível e muito, muito pequeno. Vendo isso, seu pai procurou algo que pudesse fortalecê-lo tanto física quanto mentalmente. Foi então que Van Damme começou a treinar karatê, aos 11 anos de idade. Pouco depois tornou-se um bom bailarino e dançou balé durante 5 anos. Aos 16, recebeu a faixa preta e tornou-se campeão Europeu, vencendo o European Pro Karate Association, na categoria meio pesado. Notabilizou-se pela execução de um golpe que atinge a cabeça do adversário durante um giro de 360° graus. Aos 16 anos Van Damme também abandonou a escola para se dedicar aos treinos.
Van Damme era extremamente disciplinado e corria mais de três horas por dia, se dedicava muito aos treinos de karatê e também ao balé. Aos 18 teve que escolher entre a dança e o karatê, porque uma companhia francesa de balé queria contratá-lo. Escolheu o Karatê, mas pela perfeiçao e leveza dos seus golpes percebe-se até hoje que as lições de balé foram muito válidas.
Logo depois de vencer o Campeonato Europeu de Karatê, foi pela primeira vez aos Estados Unidos disputar o Campeonato Mundial de Karatê na Flórida, em 1979, e se sagrou campeão mundial. Deslumbrado e muito entusiasmado com a América, Jean-Claude volta aos Estados Unidos em 1980, mas desta vez na Califórnia, onde conheceu a famosa academia "Gold Gym", e lá iniciou os treinamentos intensos de musculação. Ao voltar para a Bélgica, resolveu montar uma academia em Bruxelas, "The California Gym", a qual foi um grande sucesso. Jean-Claude treinava por horas e horas para construir seu corpo e fortalecer sua estrutura muscular.
Mas seus projetos eram outros: os filmes. Ele conseguiu alguns contatos na Europa, chegando a participar de uma produção francesa chamada "Rue Barbare", lançado em 1983, no qual ele trabalhou apenas como figurante. Como Van Damme queria mais que isso, o único jeito seria então voltar para os Estados Unidos.
­Em 1982 ele deixou Bruxelas e foi para Los Angeles, em busca de seu maior sonho: se tornar um astro de Hollywood. Depois de pouco mais de um ano morando em Los Angeles, conseguiu trabalhar como figurante nas filmagens de Braddock. Em 1984 também, participou de um pequeno filme francês chamado "Monaco Forever" em que interpretava um lutador gay de karatê. Em 1985, Van Damme atuou como vilão no filme "Retroceder Nunca, Render-se Jamais", seu primeiro papel de destaque. Dois anos depois, protagonizou o mega-sucesso "O Grande Dragão Branco", e, desde então, nunca mais parou de filmar, não somente como ator, mas também como escritor, roteirista, produtor, diretor e coreógrafo das cenas de lutas em diversos de seus filmes.

Um comentário: